Anvisa atualiza composição das vacinas contra a Covid-19 com nova cepa
- Recepção Guarujá FM
- 1 de jul.
- 1 min de leitura
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as várias cepas não interferem na eficácia da vacina

Na última segunda-feira (30/6), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo as recomendações recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), aprovou uma instrução de atualização da composição das vacinas contra a Covid-19.
A cepa LP.8.1 será incluída nas vacinas aprovadas, mantendo a autorização para o uso da cepa JN.1, duas descendentes da variante Ômicron. O Grupo Consultivo Técnico da OMS sobre Composição de Vacinas contra a Covid-19 (TAG-CO-VAC), que aprova a aplicabilidade das formulações na proteção contra formas graves da doença, tomou a decisão em meio a circulação de novas variantes.
A Comirnaty, da empresa Pfizer, e a Spikevax, da Adium, são duas vacinas aprovadas pela Agência que tem a cepa JN.1. Estas vacinas podem ser aplicadas, mesmo que as fabricantes escolham pela atualização para a cepa LP.8.1, nos termos da regulamentação aprovada pela Anvisa.
A Agência esclareceu que as várias cepas nas vacinas não atrapalham na segurança e eficácia, pois todas passam por rigorosa avaliação técnica. A vacina segue sendo a principal medida para prevenir a doença, motivo da pandemia de 2020.