Bibliotecas Municipais reúnem mais de 60 espécies de plantas, em horta fitoterápica


Foto: Divulgação


Visando a sustentabilidade e a qualidade de vida, a Prefeitura de Guarujá realiza o cultivo de plantas fitoterápicas nas Bibliotecas Municipais. A iniciativa tem como intuito o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas com os estudantes da rede municipal, conscientizando-os sobre a importância de se preservar o meio ambiente, bem como a eficácia das ervas no tratamento de determinados males.


As hortas estão instaladas dentro das Bibliotecas Municipais: Geraldo Ferraz (Rua Ceará, s/nº - Vila Alice) e Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiúva, 183 - Centro). Além disso, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), localizado na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro também possui uma horta.

Entre alguns dos exemplares disponíveis nas hortas estão: boldo do chile, café, cacau, citronela, gengibre e limão. A Biblioteca Geraldo Ferraz, em Vicente de Carvalho, por exemplo, possui 65 espécies de ervas fitoterápicas. Já a Biblioteca Martins Fontes, no Centro, dispõe de 30 espécies, e a horta do Fundo Social tem 47 espécies de ervas. Todas as ervas são devidamente regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

As plantas contêm uma placa informativa, com o nome e o valor terapêutico para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre cada espécie. Além disso, a visitação é guiada por biólogos, ervanários e engenheiros agrônomos. A Horta Fitoterápica está inserida nas ações do Projeto Biblioteca Cidadã, uma realização da Secretaria de Educação (Seduc), através da Coordenadoria de Bibliotecas Municipais.

Para o coordenador de Bibliotecas Municipais da Prefeitura, Pedro Menezes, “a iniciativa tem uma grande importância para as pessoas da região. Orientamos sobre como utilizar as ervas, porque muitas vezes a pessoa tem a planta e não sabe como usar”, comenta.

Serviço

O munícipe que se interessar em obter outras informações sobre o Projeto pode entrar em contato pelo telefone: 3386-6041.


Fonte: Prefeitura de Guarujá