Campanha do Agasalho terá mais de 40 postos de arrecadação em Santos

Foi dada a largada para a Campanha do Agasalho 2021 em Santos! Desta vez, serão mais de 40 postos de arrecadação espalhados pela Cidade, em uma ação conjunta entre Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS) e secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e Saúde (SMS).


Foto: Divulgação


A iniciativa foi lançada pela Prefeitura de Santos nesta quinta-feira (17), às 14h, no FSS (Encruzilhada), pelo prefeito Rogério Santos, pela vice, Renata Bravo, a presidente do Fundo Social, Maria Ignez Barbosa, o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Ferreira Mota e o presidente da Câmara Municipal, Adilson Júnior.


Nesta edição, a população poderá doar roupas de frio limpas e em bom estado; cobertores novos; alimentos não-perecíveis; produtos de limpeza e de higiene pessoal. Entre os postos de arrecadação (confira os locais abaixo) estão o Fundo Social, equipamentos ligados à Seds e à SMS como policlínicas, unidades de pronto atendimento (UPAs) e postos de vacinação, e supermercados. Doações podem ser feitas até 30 de julho e serão encaminhadas às 102 entidades assistenciais cadastradas no órgão, a munícipes em situação de vulnerabilidade social e a equipamentos da assistência social que atendem população em situação de rua.

ABSORVENTE FEMININO

Desta vez, entre os pedidos de doação estão absorventes femininos, com o objetivo de ajudar meninas, mulheres, pessoas trans ou não-binárias. A iniciativa faz alusão ao direito, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, à higiene menstrual como saúde pública.

DOAÇÕES HIGIENIZADAS

Em razão da pandemia, os produtos devem ser levados aos pontos de coleta já higienizados e armazenados em sacolas separadas, conforme o tipo de doação (roupas, cobertores, alimentos e produtos de higiene e limpeza).

PLANO DE INVERNO

A campanha integra as ações do Plano de Inverno, da Seds, voltado à população em situação de rua, que visa fortalecer e ampliar, neste período do ano, o atendimento a este público, a maioria homens, na perspectiva da garantia da vida.

PANDEMIA "Essa edição é completamente diferente das outras campanhas, em razão da pandemia, mas não poderíamos deixar de fazer. O frio existe e as pessoas sofrem. O povo santista é sempre muito solidário e vai continuar ajudando. Só pedimos dessa vez que entreguem as roupas higienizadas, em saquinhos plásticos, para enviarmos diretamente para os que mais precisam, com toda proteção", disse a presidente do FSS, Maria Ignez Barbosa. NOVO ABRIGO

O prefeito Rogério Santos também reforçou a importância da solidariedade neste momento. "A sociedade santista sempre tem dado respostas positivas a todas as nossas campanhas. Também pensando no inverno, nós iremos ampliar os abrigos da Cidade. Abriremos uma nova casa no próximo dia 30 para acolher pessoas em situação de rua com 80 leitos, passando a ter 301 vagas disponíveis na nossa Cidade", afirmou.


Fonte: Prefeitura de Santos

0 visualização0 comentário