Cruzeiro afasta Dudu dos treinos e deve decidir futuro do atacante nos próximos dias
- Gustavo Callé
- 29 de abr.
- 2 min de leitura

O atacante Dudu foi liberado dos treinamentos do Cruzeiro e não fará parte da delegação na partida contra o Vila Nova, pela terceira fase da Copa do Brasil, marcada para esta quinta-feira (2), às 21h30, no Mineirão. O clube informou que o destino do jogador será definido em reunião nos próximos dias com seu estafe.
O afastamento ocorre após declarações de Dudu sobre sua saída do time titular, logo após a derrota do Cruzeiro para o Palestino, no Chile, pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, o atacante questionou a decisão técnica de deixá-lo no banco. Segundo apuração do ge, o comportamento do jogador no vestiário após o jogo — incluindo um comentário considerado desrespeitoso — teria irritado o técnico Leonardo Jardim e contribuído para seu afastamento.
Dudu teria dito: "Estou no clube para cumprir meu contrato, só quero saber do que tenho a receber", demonstrando indiferença diante do revés na competição internacional. O técnico negou que a entrevista tenha motivado o afastamento, alegando que a decisão foi baseada em questões internas e de conhecimento da direção, elenco e comissão técnica.
O sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, ao ser questionado por torcedores sobre o destino de Dudu, gesticulou indicando que o jogador deixará o clube.
Dudu disputou 17 partidas nesta temporada e marcou dois gols. Titular em boa parte do início do ano, perdeu espaço após a derrota para o Mushuc Runa, no Mineirão. Ele voltou à equipe principal na partida contra o Palestino, quando o time atuou com escalação alternativa.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu tem contrato com o clube até dezembro de 2027. Após passagens por Dínamo de Kiev, Grêmio, Palmeiras e pelo futebol do Catar, ele foi anunciado oficialmente pela Raposa no fim de 2023.