top of page

Dorival Júnior apresenta nova cara ao Corinthians e traz estabilidade defensiva


Dorival Júnior estreou com vitória no comando do Corinthians — Foto: Joisel Amaral/AGIF
Dorival Júnior estreou com vitória no comando do Corinthians — Foto: Joisel Amaral/AGIF

Em sua estreia no comando do Corinthians, Dorival Júnior surpreendeu ao fazer mudanças estruturais significativas, mesmo com a promessa de não alterar muito a equipe. O treinador, que optou por poupar alguns titulares importantes como Yuri Alberto, recuperou a segurança defensiva que o time tanto precisava, um ponto que havia sido uma falha recorrente sob a gestão de Ramón Díaz.


A vitória apertada por 1 a 0 contra o Novorizontino, na última quarta-feira (30), pode parecer modesta, mas representou um grande alívio após a goleada sofrida contra o Flamengo. O time saiu de Novo Horizonte com uma vantagem para o confronto de volta pela terceira fase da Copa do Brasil e, acima de tudo, com uma sensação de renovada confiança.


No primeiro jogo sob o comando de Dorival, o Corinthians entrou em campo com um esquema tático mais cauteloso e sólido. O 4-1-4-1 adotado pelo técnico se distanciou do losango que havia sido utilizado com frequência por Ramón Díaz. Essa mudança no meio-campo proporcionou uma defesa mais organizada, com o time sofrendo menos, o goleiro Hugo Souza sendo pouco exigido e, pela décima vez em 30 jogos da temporada, o time não sofreu gols.


Em campo, Dorival dividiu o time entre titulares e reservas. Na defesa, a única exceção foi Cacá, que substituiu Gustavo Henrique, preservado para o jogo. No meio-campo, a aposta foi em jogadores menos desgastados, mas com energia para manter a pressão e o equilíbrio. Maycon ficou à frente da defesa, enquanto Breno Bidon, Alex Santana e Charles formaram o restante da linha no meio. Talles Magno, originalmente atacante, foi escalado para o lado esquerdo, o que deu mais liberdade à movimentação do time.


Embora o Corinthians tenha sofrido uma pressão inicial – com uma grande defesa de Hugo Souza logo aos 6 minutos – o time conseguiu se segurar bem e aproveitou uma rara oportunidade para marcar. Aos 8 minutos, após um belo passe de Matheuzinho, Talles Magno cruzou para Héctor Hernández abrir o placar, em um gol validado pelo VAR.


A partir do gol, o Corinthians se dedicou mais a defender do que a atacar. A dupla Charles e Alex Santana, junto com Maycon, corrigiu um problema recorrente da equipe: a vulnerabilidade na entrada da área. Porém, o time ainda apresentou dificuldades em manter a posse de bola no segundo tempo, o que gerou alguns sustos, como as cabeçadas de Patrick Brey e a finalização de Marlon.


Com pouco tempo para treinar e uma mudança tática significativa, Dorival Júnior foi capaz de oferecer ao Corinthians uma base sólida, que fez com que o time sofresse pouco. A vitória se deu pela combinação de uma defesa firme e um ataque eficaz, aproveitando bem uma das poucas chances criadas.


Agora, com a vantagem conquistada, o Corinthians de Dorival Júnior precisa de um empate na volta, em casa, para garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

SEGUIR

© 2025 RADIO GUARUJÁ FM LTDA  | Uma emissora do Grupo Rampazo | Todos os direitos reservados | Estúdio: Rua Paulo Bueno Wolf, 1 - Conj 101 - Ponta da Praia - Santos/SP
Ouvintes: (13) 3261-2400     Comercial: (13) 3269-1010     WhatsApp (13) 99779-1045

Logo Grupo Rampazo - Branco.png
LOGO GUARUJÁ FM BRANCO.png
LOGO PÉROLA BRANCO.png
RGE LOGO 3.png
AO VIVO
bottom of page