Em Guarujá, Família Schurman se prepara para nova volta ao mundo em veleiro


Créditos: Diego Marchi


Família de velejadores brasileiros apresentou ao prefeito Válter Suman o projeto ‘Voz dos Oceanos’, motivo da mais nova viagem a bordo do veleiro Kat, ancorado no Iate Clube.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, visitou a Família Schurmann, que está em Guarujá desde o dia 23, no veleiro "Kat", ancorado no Iate Clube de Santos. Na oportunidade, eles apresentaram ao chefe do Executivo o interior do veleiro e detalharam o projeto "A Voz dos Oceanos", motivo pelo qual partirão em expedição pelo mundo, no próximo dia 29 de agosto.

Defensora da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Família Schurmann lidera o projeto. Suman foi recebido no Iate Clube pelo patriarca Vilfredo Schurmann, sua esposa Heloisa Schurmann, seu filho Wilhelm Schurmann, capitão da embarcação, e João Eduardo de Villemor Amaral, Diretor Geral e de Operações da Voz dos Oceanos.

O prefeito ficou encantado com a demonstração e parabenizou a iniciativa dos Schurmann. “Uma honra tê-los aqui em Guarujá, tenho certeza que a expedição será um sucesso e que colherá bons frutos para a conscientização ambiental global”, disse.

O capitão Vilfredo, como é carinhosamente chamado, agradeceu a visita do prefeito. "Foi uma honra recebê-lo em nossa casa (veleiro) e mostrar esse importante projeto”, registrou. Segundo Vilfredo, a expedição com ‘A Voz dos Oceanos’ parte oficialmente de Santa Catarina em agosto, mas, faz sua primeira parada em Guarujá. “Será uma forma de prestigiar essa Cidade tão linda e hospitaleira. Em nome da Familia Schurmann, o meu muito obrigado”, agradeceu.

Conforme Vilfredo, há 37 anos os oceanos têm sido o lar, local de trabalho, lazer e refúgio dos Schurmann. “Queremos retribuir todos os momentos maravilhosos vividos sobre e sob as águas até aqui, deixando um legado de mobilização para recuperação de nossos mares”, complementaram Vilfredo e Heloisa Schurmann, orgulhosos de liderarem essa iniciativa do Brasil para o mundo.

O prefeito Válter Suman foi acompanhado pela vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado, e do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão, que se colocou à disposição dos velejadores para qualquer eventualidade.

A Voz dos Oceanos

A iniciativa dos velejadores brasileiros tem o apoio mundial do próprio PNUMA e parceiros internacionais como a Plastic Soup Foundation. A expedição será focada na invasão de plástico, micro e nano-plástico nos oceanos, tendo início no dia 29 de agosto de 2021 com a partida da Família Schurmann e seu veleiro Kat de Santa Catarina.

Com a Voz dos Oceanos, a Família Schurmann vai testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos; navegar em busca de soluções inovadoras, e conscientizar e a engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes.

A iniciativa envolverá cientistas, ambientalistas, empreendedores, iniciativa privada, ONGs e gestores públicos com propostas para reverter o cenário de destruição dos mares, contando ainda com ações de empreendedorismo e educação.

Voz dos Oceanos terá dois anos de duração com navegação pela costa brasileira, ilhas do Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, voltando para o Caribe, cruzando o canal do Panamá até Galápagos, seguindo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e terminando na Nova Zelândia. A rota inclui ainda alguns pontos dos mares, onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas.

Primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro

Em 1984, após dez anos de planejamento e preparativos, Vilfredo e Heloisa partiram de Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre - na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente - com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar e, ao retornarem, passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.De lá para cá, foram, até o momento, três voltas ao mundo - 10 Anos no Mar (1984 - 1994), Magalhães Global Adventure com a filha Kat Schurmann a bordo (1997 - 2000) e Expedição Oriente (2014 - 2016) - além de milhas e milhas de navegações pela costa brasileira e mares do mundo.

A Família Schurmann conhece lugares remotos, povos e culturas diversas, gerando experiências e conhecimentos que são compartilhados com o grande público por meio de reportagens, documentários para o cinema, programas e séries para as TVs aberta e por assinatura e conteúdos digitais.


Fonte: Prefeitura de Guarujá