Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave
- Gustavo Callé
- 8 de mai.
- 1 min de leitura

A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina sinalizou ao mundo que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco.
Após uma manhã sem acordo, ao menos uma votação na parte da tarde foi necessária para definir o novo pontífice. Cerca de uma hora depois, foi anunciado o nome de Robert Prevost como o novo papa, que adotará o título de Leão XIV.
Quem é Robert Prevost?
Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” por sua atuação missionária no Peru nos anos 1980. Essa vivência o tornou fluente em espanhol e lhe deu um profundo conhecimento sobre a realidade da Igreja na América Latina — atributos que o tornaram um representante significativo das Américas.
Alegria na Praça de São Pedro
Assim que a fumaça branca apareceu, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar, e a multidão que lotava a praça principal do Vaticano reagiu com aplausos e emoção.
Tradição recente: papa eleito no segundo dia
Leão XIV é o terceiro pontífice consecutivo a ser escolhido no segundo dia de conclave. Bento XVI foi eleito em 2005 após quatro rodadas de votação, e Francisco, em 2013, após cinco.