Grafite gigante chama a atenção em bairro tradicional de Santos


Foto: Divulgação


Uma menina santista com um olhar profundo dentro do mar do canal 6. Não se trata de uma imagem real da orla de Santos, mas a arte urbana do grafite estampada na esquina da Avenida Floriano Peixoto com a Rua Pereira Barreto, no Gonzaga, uma obra a céu aberto que faz o movimento do comércio local parar para contemplar. Sobre ela e em transparência, o nome da Cidade grafitado na cor azul, em letras no estilo ‘tag de graffiti’ (assinatura do artista).


É o trabalho do grafiteiro santista Edgar Vieira, o Pesado, que tem obras espalhadas por vários bairros de Santos e pelo mundo. São 13,5m de altura por 22m de comprimento de arte no muro do estacionamento. O projeto começou em agosto do ano passado e foi concluído na última sexta-feira (28), quando ele deu os últimos retoques com a principal ferramenta de expressão de sua arte nas mãos, o spray de tinta.


Foram gastos 40 litros de látex e 18 litros de verniz Sherwin Williams, e 140 tubos de spray da Colorgin Arte Urbana, cedidos pela loja Baratão das Tintas.


“Minha inspiração vem da própria Cidade. Meu trabalho sempre teve muita influência de Santos e de toda cultura caiçara. A principal motivação é difundir a cultura do graffiti e valorizar os artistas da região, tentando abrir novos espaços para esse tipo de trabalho em laterais de prédios, também conhecidos como empenas”, explica o artista, que neste trabalho do Gonzaga contou com um assistente, o também grafiteiro Hugo Leal. A realização do mural contou com apoio da Sweet Sugar, Br Arte Galeria e Supermercados Aldeias.

OUTRAS OBRAS

Formado em fotografia pela Escola Panamericana de Arte e fundador do Coletivo aFase!, Pesado se dedica há 16 anos a atividades relacionadas ao mundo da arte urbana e murais e do skate. Tem outras obras espalhadas nos bairros Gonzaga, Marapé, Nova Cintra, Embaré, Ponta da Praia, Boqueirão e Vila Belmiro, que integram seu projeto chamado série Bairros de Santos. Seus trabalhos também estão em cidades como Barcelona (Espanha), Manresa (Espanha), Lisboa (Portugal), Ericeira (Portugal), Berlim (Alemanha), Damstraat (Amsterdam - Holanda), São Paulo, Praia Grande, entre outras.


Fonte: Prefeitura de Santos

2 visualizações0 comentário