Guarujá abre vacinação contra a gripe para toda a população


Foto: Divulgação


Guarujá abre nesta terça-feira (6) a vacinação contra a gripe (Influenza vírus H1N1, A e B) para toda a população com mais de seis meses de vida. A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde, no último final de semana, devido ao baixo percentual de cobertura vacinal registrado nos grupos prioritários.


No Município, o índice ainda é a superior à média nacional, 51% contra cerca de 40%, mas ainda distante do considerado ideal em todas as campanhas de vacinação, de 90%.

A última fase da campanha de vacinação contra a gripe aos grupos prioritários iria até a próxima sexta-feira (9). Mas com a entrada da população em geral, será prorrogada até a duração dos estoques de imunizantes.

Meta batida só em puérperas

A meta de cobertura vacinal foi batida apenas nas puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias). Das 510 estimadas para serem atendidas, 651 se dirigiram aos postos e garantiram a dose. Isso representa um índice de 127%.


Já na maioria dos demais públicos prioritários, a cobertura se manteve pouco além dos 50%. O percentual mais baixo foi no grupo de comorbidades, mas por uma razão: a acertada opção por garantir a vacina contra a covid-19 primeiro, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Tempo entre uma vacina e outra

Caso a pessoa tenha recebido a primeira dose ou completado o ciclo vacinal contra a covid-19, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para se imunizar contra a gripe. O prazo é igual se acontecer o contrário, tendo recebido o imunizante contra a influenza primeiro e depois ter chegado a vez de garantir a primeira dose contra a covid-19.


A única ressalva fica em relação à CoronaVac. Se a pessoa iniciou o ciclo vacinal contra a covid-19 com esse imunizante, deve esperar passar 14 dias após a segunda dose. Isso porque o prazo entre a primeira e segunda dose com ela é de apenas 28 dias.

Frio e gripe

Com a chegada do tempo frio, os vírus respiratórios, como a influenza, são mais comuns. E com ela também podem surgir complicações, como doenças bacterianas, tais como pneumonias, amigdalites, entre outras.

Então, estar protegido contra essas enfermidades, em especial durante a atual estação e a prevalência da covid-19, evita a confusão e até demora para diagnosticar o que tende a ser mais grave.

Unidades com vacinas apenas contra a Influenza:

USAFA Jardim dos Pássaros - Rua Rouxinol, 25

USAFA Vila Áurea - Avenida Francisco de Castro, s/n º

UBS Vila Baiana -Rua Vereador Orlando Falcão, 172

UBS Vila Rã - Rua Maria Geralda Valadão, 1.114

UBS Pernambuco - Rua das Samambaias, s/nº

UBS/Usafa Santa Rosa - Avenida Manoel da Cruz Michael, 387

UBS Vila Edna - Av. Brasil, s/nº

USAFA Cidade Atlântica - Rua Uruguai, 3000

USAFA Santa Cruz dos Navegantes - Rua Antonio Pinto Rodrigues, s/nº

USAFA Vila Zilda - Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº

UBS Vila Alice - Rua Rio Grande do Sul, s/nº

USAFA Jardim Conceiçãozinha - Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº

USAFA Sítio Conceiçãozinha - Rua Santo Antônio, 62

USAFA Jardim Progresso - Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº

USAFA Jardim Brasil - Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº


Fonte: Prefeitura de Guarujá

1 visualização0 comentário