Guarujá otimiza e zera fila de tratamento odontológico com equipamentos de ponta


Foto: Divulgação


O investimento constante em equipamentos modernos tem otimizado o tratamento odontológico de canal em Guarujá. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) conta com um sistema rotatório e um localizador apical, que juntos oferecem mais eficiência, rapidez e precisão na realização desses procedimentos, reduzindo o tempo de terapia do paciente pela metade em relação aos manuais, além de zerar a fila de espera para agendamento da intervenção.


Para ser ter uma ideia, um dentista pode finalizar o tratamento de uma pessoa em duas ou três sessões com o equipamento. Já se o Município contasse apenas com os aparelhos convencionais, o mesmo procedimento só seria concluído em cerca de quatro a seis sessões.


Com isso, foi possível zerar a fila de espera para agendar o início do tratamento. Antes da introdução dos aparelhos à rede municipal, o CEO possuía uma demanda represada de cerca de 400 atendimentos aguardando data para a primeira sessão.

De 2017, quando foram incorporados, até 2020 foram realizados 3.240 tratamentos de canal.


“A tecnologia é uma grande aliada nos tratamentos odontológicos. Ter condições de trabalho com equipamentos de ponta e modernos contribui diretamente para uma resolutividade mais rápida e precisa, além de nos dar a possibilidade de atender ainda mais pacientes”, conta a coordenadora de Saúde Bucal de Guarujá, Márcia Olmos Moucachen.

Em que os equipamentos contribuem

O sistema rotatório mudou para melhor o processo de preparação e execução de um tratamento de canal. Seus instrumentos mais modernos promovem mais limpeza e maior poder de desinfecção do dente a ser tratado, além de proporcionarem uma irrigação mais eficiente antes do fechamento do canal.


Já o localizador apical é responsável por dar maior precisão na medida do comprimento de trabalho do dente, sendo possível utilizá-lo em canais úmidos ou secos.

Serviço

O munícipe que realiza acompanhamento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (Usafas) e necessita do procedimento é agendado para comparecer ao CEO. O equipamento está localizado na Rua Marivaldo Fernandes, 275, na Vila Júlia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.


Fonte: Prefeitura de Guarujá

2 visualizações0 comentário