Mano Menezes critica desatenção do Grêmio após virada: "Não dá pra vacilar assim no fim do jogo"
- Gustavo Callé
- há 2 dias
- 2 min de leitura

O técnico Mano Menezes esperava conquistar sua primeira vitória no retorno ao Grêmio diante do CSA, pela Copa do Brasil, e embalar a torcida para a estreia diante do Santos, no próximo domingo (4), às 16h, na Arena. Mas a noite no Estádio Rei Pelé reservou frustração: mesmo com o Tricolor à frente no placar em dois momentos, o time acabou derrotado por 3 a 2 no jogo de ida da terceira fase do torneio.
— Perdemos uma grande oportunidade. Era um jogo duro, e quando você faz 2 a 1 aos 40 do segundo tempo, não pode mais deixar escapar. E escapou da pior maneira. O time precisa aprender a sustentar os momentos decisivos — avaliou Mano na coletiva pós-jogo.
Essa foi a terceira partida de Mano no comando do Grêmio desde sua volta — agora com dois empates e uma derrota. Segundo o treinador, a equipe ainda está em fase de adaptação, especialmente no setor defensivo, que sofreu com desorganização nos momentos finais da partida.
— É normal que o time da casa pressione no fim, com jogadas pelas laterais. Mas erramos no posicionamento defensivo. Saímos da linha sem necessidade, e isso bagunçou o sistema no lance do empate. No terceiro gol, cometemos uma falta desnecessária num momento em que já tínhamos recuperado a bola — explicou.
Mano também apontou diferenças táticas em relação ao trabalho anterior de Gustavo Quinteros como parte do processo de transição que afeta o desempenho da equipe.
— O Grêmio vinha jogando com perseguições individuais, e isso ainda está muito presente no comportamento dos jogadores. Agora, estamos implantando um modelo de marcação por zona, que exige que todos se movimentem em sintonia. Se um sai atrasado, o adversário ganha vantagem — destacou.
A partida de volta contra o CSA está marcada para o dia 20 de maio, às 21h30min, na Arena. O Grêmio precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às oitavas de final. Uma vitória simples leva a disputa para os pênaltis.
Antes disso, no entanto, o foco de Mano Menezes é no Brasileirão. O duelo contra o Santos, neste domingo, marca sua reestreia diante da torcida gremista, em um momento em que o clube busca encerrar uma sequência negativa de seis jogos sem vitória — uma fase que começou ainda sob o comando de Quinteros.