Moradores cobram ecopontos no bairro Savoy, em Itanhaém

FONTE: DIÁRIO DO LITORAL


Moradores do bairro Savoy, em Itanhaém, estão cobrando a entrega dos ecopontos para terem um local onde eles possam descartar os entulhos de construção civil e podas de árvores. A prefeitura de Itanhaém havia prometido a entrega de quatro ecopontos, além de uma Estação de Transbordo e Triagem, no Chácara Cibratel até março deste ano, o que não ocorreu.


Na opinião do aposentado Almir Santos Almeida, de 75 anos, que reside na rua Otacílio Dantas, no Savoy, é fundamental ter um local onde os moradores possam descartar o entulho de material de construção ou restos de podas de árvores.


"Antigamente havia duas caçambas da prefeitura, uma localizada próxima à EM Ana Cândida Ebling de Oliveira e a outra perto do viaduto na marginal, mas foram retiradas e não colocaram mais, e não temos onde jogar esse lixo", destaca.


Também para a vendedora Nilcelene Aparecida Silvano (42) que mora na rua Abel Francisco Caniçais há dois anos, seria bastante útil se houvesse um ecoponto no bairro.


"É um risco à saúde dos moradores e dos animais, já que esse tipo de lixo acumula sujeira, insetos, além de ter pregos e ferros que podem causar danos". Ela estava passeando com o seu cão em uma rua onde havia diversos restos de entulho.


O funcionário público aposentado Carlos Alberto de Lima (57), que reside na Rua Antônio Sobral, explica que ao iniciar uma reforma na sua casa, ele deixou restos de entulho na calçada, mas já havia contratado uma caçamba para descartar o lixo de construção. "Acho importante haver um local para deixar esse resíduo no bairro, pois o Savoy é um dos bairros que mais crescem na cidade".


O Diário do Litoral já havia publicado reportagem sobre o assunto, em 3 de fevereiro deste ano, em que o secretário municipal de Serviços e Urbanização, Vinícius Camba de Almeida, havia afirmado que os quatro ecopontos já estavam em fase de conclusão e seriam entregues até o mês de março, além de uma Estação de Transbordo e Triagem, no bairro Chácara Cibratel.


A prefeitura de Itanhaém informa que os ecopontos ainda não foram inaugurados em virtude de alguns ajustes necessários para o funcionamento adequado, mas há funcionários trabalhando nos locais para o recebimento de resíduos. De acordo com a Lei 4.111/2016, é permitido o descarte nos equipamentos públicos de até 1m³ de resíduo. Acima deste volume, o munícipe deverá contratar empresa privada.


Os ecopontos estão localizados nos seguintes endereços: avenida Marginal, Verde Mar (próximo à USF Loty); rua Jaime Lino dos Santos, Savoy (próximo ao campo Unidos do Savoy); rua Afanásio Petecof, Cibratel II (próximo a E.M. Maria da Penha Correa Sanches); avenida Flácides Ferreira, Gaivota (próximo à USF Gaivota).


Conforme a lei, os munícipes poderão destinar a quantidade de até 1m³ dos seguintes resíduos: resíduo da construção civil, como entulho e restos de obra; resíduos verdes, como limpeza de jardim, podas de árvores; resíduos volumosos, tais quais móveis velhos em geral e resíduos recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha.


Ainda segundo a Prefeitura, a Área de Transbordo e Triagem do Cibratel (ATT) também não foi inaugurada devido a alguns ajustes necessários ao funcionamento. No local, serão recebidos os resíduos que a população entregar nos ecopontos e será realizada a triagem final dos resíduos.


A Administração Municipal encerra afirmando, ainda, que no Savoy, a Prefeitura disponibilizou duas caçambas para que os munícipes pudessem realizar o descarte dos resíduos, mas elas foram utilizadas de maneira incorreta pela população que ateou fogo e colocou entulhos além da capacidade do equipamento (4m³), o que motivou sua retirada.


Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/moradores-cobram-ecopontos-no-bairro-savoy-em-itanhaem/139148/


Foto: NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

2 visualizações
logo-top-retina1-fb.png
logo-crowley-azul.png
LOGO_GUARUJÁ_VETOR_-_PNG.png
guarujá_am_logo_CONTORNO.png
RGE LOGO.png

GUARUJAFM.COM.BR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2020

LOGO_GUARUJÁ_VETOR_-_PNG.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • whatsapp-logo-1

13 99779-1045