Santista disputa Jogos Mundiais de Surfe em El Salvador


Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos


A surfista santista Júlia Santos (Fupes) irá representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Surfe (ISA World Surfing Games - https://isasurf.org/event/world-surfing-games/), entre 29 de maio e 6 de junho, em El Salvador. A atleta de 24 anos foi convidada para fazer parte da seleção nacional por ter sido campeã brasileira profissional em 2019.

Júlia fará parte de um time formado com os melhores surfistas brasileiros do circuito mundial (WSL), como os campeões mundiais Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, além de Filipe Toledo, Silvana Lima e Tatiana Weston. "A equipe é formada por três homens e três mulheres, e apenas duas estão no WSL. Como foi a última campeã nacional, fui convocada para este mundial", conta a santista.

O ISA World Surfing Games é uma competição por equipes. Embora eles entrem na água sozinhos, o país vencedor é aquele que somar mais pontos. "É a minha primeira vez em um evento mundial. Sempre sonhei em representar o Brasil. Estou bem feliz e não me sinto pressionada. Acredito que será uma experiência muito importante para minha carreira".

A preparação de Júlia não mudou em virtude da competição. Ela afirma que já vinha realizando treinamento intenso, não apenas surfando todos os dias em Santos, São Vicente, Guarujá ou Maresias, mas também na academia. "Me sinto bem preparada fisicamente e psicologicamente".

PREPARAÇÃO PARA O CIRCUITO MUNDIAL

Disputar o evento com as principais feras mundiais do surfe é apenas um passo do grande objetivo da atleta de chegar à divisão de elite do Circuito Mundial de Surfe. Para isso, ela precisa antes ingressar na divisão de acesso do circuito (WQS). "Preciso correr todas as etapas e as dez melhores garantem o direito de ir para a divisão de elite", explica. Logo depois de voltar de El Salvador, ela já embarca para o Equador para começar a lutar pelo seu grande sonho.

"Há três anos eu não imaginava tudo isso acontecendo. Eu treinei muito duro para vencer o campeonato brasileiro. E muita coisa começou a mudar na minha carreira. Acho que começo a desfrutar de tudo que plantei. Estou curtindo esse momento, mas com todos os meus objetivos traçados".


Fonte: Prefeitura de Santos

1 visualização0 comentário