Santos renova placas de sinalização em vias de grande circulação


Foto: Divulgação


Além da manutenção diária nas vias da Cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) está revitalizando a sinalização vertical (placas) nas ruas e avenidas mais utilizadas pelos santistas em deslocamentos para o trabalho e outras atividades. O início foi pela Avenida Rangel Pestana, entre a Rua Braz Cubas e a Avenida Waldemar Leão.


A avenida integra circuito usual para os motoristas que saem dos bairros da região Central com destino a outras áreas da Cidade como o Jabaquara e a Vila Mathias. Na Avenida Rangel Pestana foram substituídas 75 placas de regulamentação de proibido estacionar, carga/descarga, sentido de circulação, permitido estacionar apenas motos e proibido virar à esquerda.


O presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, destaca a importância do trabalho em execução. “Nem todas as vias inseridas na renovação da sinalização vertical são, necessariamente, consideradas principais, mas fazem parte de trajetos habituais seguidos pelos santistas no dia a dia. A melhoria vai tornar mais seguro e ágil trafegar por esses caminhos”.

SEQUÊNCIA

Nesta semana, na sequência dos serviços de revitalização, estarão a Avenida Waldemar Leão (ambos os sentidos), entre o Túnel Rubens Ferreira Martins e a Avenida Francisco Manoel, a Avenida Engenheiro Luiz La Scala Jr. (ambos os sentidos), entre a Waldemar Leão e a Avenida Pinheiro Machado, a Praça André Freire e a Rua Prudente de Moraes, entre as avenidas Pinheiro Machado e Ana Costa.


As peças novas de sinalização colocadas nas vias são confeccionadas na fábrica de placas da própria companhia.

SAIBA MAIS

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização vertical tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. De acordo com a sua função, é assim classificada:


Sinalização de Regulamentação – Informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Tem caráter imperativo (determinação), assim o desrespeito à placa de sinalização implica em infração de trânsito.

Sinalização de Advertência – Alerta os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza (curvas, declives etc.).

Sinalização de Indicação – Identifica as vias e os locais de interesse, bem como orienta condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário.

Fonte: Prefeitura de Santos

0 visualização0 comentário